Não aos Saltinhos para Crianças

on quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Pode reparar: Hoje em dia as meninas estão usando saltos cada vez mais cedo. E não são saltinhos pequenos não, alguns chegam a ter 8cm de altura. As mães podem achar a coisa mais linda do mundo, mas precisam saber que o uso precoce desse adereço pode prejudicar o desenvolvimento ortopédico das crianças.
salto-alto-para-crianças-faz-mal
Suri Cruise e seus saltinhos.
Segundo especialistas, o uso de salto alto na infância causa a elevação do calcanhar e a sobrecarga da parte anterior do pé, desbalanceando a musculatura e alterando a marcha e a postura da criança. Não é à toa que a designer de sapatos Francesca Giobbi, em sua linha teen, prefere optar por sapatilhas cheias de conforto.
A longo prazo, o uso do salto alto pode provocar deformidade nos pés, como joanete, calosidade, bolhas, alargamento da região anterior do pé e metatarsalgia (dor na região plantar).
Atualmente, um Projeto de Lei (1885/11) determina que a altura do salto de calçados para menores de 12 anos não poderá ser superior a 2 cm. Em caso de descumprimento, os infratores poderão sofrer multa ou penas de detenção de seis meses a dois anos, além de serem proibidos de fabricar o produto ou ter a licença do estabelecimento cassada.
Além disso, quem patrocinar a oferta desses calçados pagará multa de R$ 200 por cada par de sapato comercializado. A publicidade também é citada no projeto e deve trazer informações claras e em língua portuguesa sobre os riscos à saúde e à segurança decorrentes de sua utilização por crianças.

Fonte: FicaDica.net